Há alguns dias publicamos o Primeiro lugar do Concurso Nacional de Anteprojetos “Centro Cultural, Comercial e Residencial Paseo De Güemes” organizado pelo Governo de Córdoba e pela Prefeitura de Córdoba, junto ao Colegio de Arquitectos de la Provincia. Como dito, "o objetivo foi dar início à renovação urbana da zona que se encontra cada vez mais degradada". O governador De la Sota declarou: "Queremos que este lugar tenha a característica de um grande passeio público para ser apropriado pelos jovens assim como estes fizeram com o Paseo del Buen Pastor".
Agora apresentamos a proposta que obteve o Segundo Lugar, da equipe SDF Arquitectos, Jorge Arias y Emanuel Garabello.
Ideia Inicial: Como intervir sobre uma preexistência?
Dos arquitetos. A partir do reconhecimento das características dos lugares mais convidativos do Barrio Güemes, se reconheceu o valou do vazio e do INTERSTÍCIO como principal denominador a considerar na configuração programática-espacial. Este definirá caminhos e diversidades do espaço público. Assim, o novo edifício permite ser lido como um desenvolvimento ou uma reinterpretação da conformação do tecido urbano do bairro, organizando-o em quadrantes penetráveis desde qualquer rua, quando a reprodução do interstício atenua os limites dos níveis de privacidade dos edifícios.
Se constrói a intervenção através de uma leitura do conjunto, onde a massa construída se completa com a proposta que consolida e configura a totalidade da quadra. O todo e as partes podem funcionar em conjunto e separados segundo as necessidades. Esta característica é a que possibilita o sequenciamento da proposta, tornando-a mais exequível.
Inserção Urbana
O projeto busca consolidar vínculos intrínsecos e potenciais. Para isto se cria uma estratégia de EIXOS DE CONEXÃO, os quais articulam variados sistemas de lugares e funcionam como ponto de atração para novos cenários urbanos.
Os acessos, caminhos e áreas públicas são resultado das condicionantes do contexto. La Cañada, a rua Belgrano, a Cidade Universitária, a Legua Cultural e o futuro crescimento do bairro, em interação com as pressões internas do programa resultam em dois eixos de pedestres cobertos e descobertos, como o cardus e o decumanus que não só conectam diferentes áreas dentro da quadra como reafirmas a vontade clara de vincular setores urbanos significativos da cidade.
Programa
Para reforçar a vontade de gerar atração à nova quadra, implantou-se um programa de passei comercial, cultural e habitacional com uma mesma premissa: os níveis de maior contato com o espaço público deveriam ter atividades que o retroalimente abrindo-se para o uso público. A configuração particular da estrutura portante e do módulo consequente dialoga com a escolha de localizar as residências nos pisos superiores do edifício existente assegurando a vitalidade do uso da preexistência.
Com respeito a essa ação, somos conscientes da carga histórica e afetiva da preexistência. Cremos no papel da arquitetura como uma ferramenta de análise da formação dos espaços, como um instrumento de diálogo capaz de simplificar um mundo complexo; de estabelecer vínculos entre mundos muito diferentes que por razões de simplicidade histórica não era necessário relacionar, ávido por transformar uma conotação negativa em um vínculo positivo para uma área, uma cidade, uma sociedade.
A decisão possibilitou posicionar o programa de maior atrativo social, urbano e cultural no vazio deixado, assegurando uma correta simbiose de ambos os programas, requalificando o patrimônio presente e agregando vitalidade e intervenção ao lugar.
Tecnologia
Em consonância com as ideias expressadas, os novos edifícios conservam a altura da preexistência e apresentam um tratamento austero, homogêneo do tijolo, mostrando-se introvertido e sereno ao exterior da quadra. Em contraste, o interior se abre e transparece completamente através do emprego do vidro, como uma clara forma de conectar e comunicar a vida interior dos edifícios com as atividades propostas. Desta maneira, criamos uma imagem contemporânea, mas vernacular, para a arquitetura do edifício.
Espaço Interior/Espaço Urbano
Na planta baixa do edifício existente cria-se uma reinterpretação das galerias ao redor do pátio, de aspecto colonial, que se qualificam e conectam com usos públicos e massivos para assegurar sua vitalidade. Apesar do grande desnível existente na rua Belgrana, os pátios vinculam-se espacialmente mediante um espaço coberto e aberto no sentido Leste-Oeste, que amalgama os usos e vincula a preexistência entre si e com o novo edifício. Nos pisos superiores se dispõe terraços comuns a todos os apartamentos, que como portos, abrem-se para a circulação e permitem a conexão espacial entre as ruas e os pátios internos.
O novo edifício resgata a ideia inicial dos espaços intersticiais o os reproduz gerando as expansões em terraço em cada pavimento para oficinas culturais, criando interessantes perspectivas e reforçando a vitalidade destes espaços. Os espaços urbanos caracterizam-se por ser uma continuação das atividades propostas no interior. Propõe-se a criação de recintos particulares e característicos em cada quadra.
Implanta-se na rua Temple um espaço para eventos, que junto com um bosque de jacarandás ao oeste e um espaço de arte urbana ao sul buscam dar vida às ruas menos transitadas do setor. Nos outros quadrantes propõem-se espaços de exposição e venda de artesanato, pequenos espaços verdes, distintos tipos de vegetação e uma esplanada e uma escadaria sobre a rua Belgrano para eventos e gastronomia. Desta maneira, alcançam-se diferentes escalas e atmosferas de espaços exteriores, próprios de uma intervenção que busca revitalizar e incluir a sociedade nesta área da cidade.
Concurso
Concurso Anteproyecto Centro Cultural, Comercial Y Residencial Paseo De GüemesPremio
Segundo LugarArquitetos
SDF Arquitectos , Arq. Jorge Arias y Emanuel GarabelloLocalização
Cárcel de Encausados, Barrio Güemes , Córdoba, ArgentinaArquitetos Responsáveis
Enrique Schneider, Leandro Darsie, Lucas Fantini, Jorge Arias e Emanuel GarabelloColaboradores
Santiago Anconetani, Francisco Liebau, Arq. Evangelina Lora, Mariano Pognante, Arq. Daniela Reyna, Arq. Mariana Reyna.Ano Projeto
2013Fotógrafo
Cortesia da Equipe